Imagine uma maçã. Agora imagine a mesma maçã porém com uma mordida. Imaginou? Lhe veio em mente logo a marca Apple, certo? Isso acontece pois a marca é forte o suficiente para que todas as imagem de maçãs mordidas lhe remetam a ela. Mas no geral, qual a importância de uma boa identidade visual para uma empresa?

Diariamente somos expostos a centenas de marcas em todos os produtos e serviços que consumimos. Desde o momento de tomar um café da manhã ao acordar até escovar os dentes para dormir, tudo que utilizamos é fabricado por alguém, e esse alguém geralmente tem uma marca – que por sua vez possui uma identidade visual.

A identidade de uma marca precisa condizer com a essência da mesma, deve ser impreterivelmente um retrato do conceito que a empresa irá trabalhar. Ao alinhar identidade, conceito e essência temos os pilares ideais para a construção de uma marca forte.

Voltando a falar da maçã, a qual está estampada em todos os produtos da marca e até em adesivos dentro de suas embalagens, ela foi construída para gerar uma sensação de satisfação em seus cliente. Portanto nada mais normal do que exibi-la em todos os locais possíveis.

Ao darmos uma identidade visual para uma marca estamos tirando do papel o conceito da mesma, que antes da identidade visual só poderia ser conhecida através da experiência do usuário com a marca. Digamos que fomos apresentados a uma nova marca de restaurante mexicano, o qual possui toda uma identidade mexicana no nome, isso já nos deixa claro que a experiência será voltada para este lado. Diferente se tivemos apenas um texto dizendo “Restaurante do Javier”. Conceito que toma forma, essa é premissa básica da identidade visual de uma marca.

As empresas devem levar a sério sua identidade, pois é através dela que os clientes tem a primeira impressão, e como todos sabemos, ela é a que fica.

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